segunda-feira, 30 de julho de 2012

Governança de TI - Ementa


Ementa

Apresentar métodos de gestão de TI alinhado com as melhores praticas orientadas pela  Governança de TI e pelo CMMI, SOX, Cobit e ITIL, fazendo uso de conteúdos bibliográficos disponíveis, exposições e cases. Expor quais os recursos de medição da eficácia da implementação destas práticas, como, pela definição de SLA (Service Level Agreement), e por indicadores do Balanced Scorecard. Estabelecer a relação entre a governança corporativa e a governança de TI, de forma a permitir o entendimento da dependência das relações estratégicas existentes entre ambas as práticas. Abordar os aspectos de transparência no tocante as decisões da TI e de qualidade relativa aos serviços prestados pela TI corporativa. Esclarecer quais aspectos levam as empresas a promover o outsourcing de recursos de TI. E, apontar quais as ações mais eficazes proporcionam resultados operacionais e financeiros positivos para as empresas.
 Conteúdo Programático
 1.    A Governança de TI fortalece as organizações
·         Apresentação dos tópicos de SI que envolvem a necessidade de planejamento estratégico e processual das empresas. Abordar normais ISO/IEC/NBR úteis para a qualidade dos recursos e processos de TI.
·         Discutir sobre a estruturação de uma TI de lata disponibilidade, envolvendo hardware, software, sistemas corporativos, rede, telecomunicações, telefonia e serviços.
·         O apoio dos negócios na TI
·         Porque as empresas necessitam de qualidade na TI
·         O alinhamento estratégico da TI com a qualidade
·         A TI de qualidade produz mais, capacita e reduz o custo operacional.
·         Alinhamento da TI com a estratégia
2.     Otimização de resultados a partir da aplicação da qualidade
·         A redução do custo da TI através do alinhamento estratégico
·         Os benefícios da transparência nos negócios da TI. Exemplos como o SOX.
·         CMMI como a TI se favorecer desta metodologia ?
·         O CMMI aplicado a TI: benefícios
·         A utilização do ITIL e do COBIT
·         O uso do Cobit ajuda otimizar os investimentos de TI e fornecem métricas para avaliação dos resultados
·         O ITIL aplicado a descrição dos processos de infra-estrutura de TI que garantem os níveis de serviço acordados com os clientes internos e externos.
·         O SLA (Service Level Agreement) nos negócios de TI.
 
Bibliografia Básica (títulos, periódicos, etc.)

Engenharia de Software - Fundamentos, Métodos e Padrões
PÁDUA, Wilson de
2ª ed.
Rio de Janeiro
LTC
2003
Governança de TI - Tecnologia da Informação
WEILL, Peter; ROSS, Jeanne W.

M.Books
São Paulo
2006


Bibliografia

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