segunda-feira, 30 de julho de 2012

PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADO A OBJETOS - Ementa

I - Ementa
Fundamentação do projeto orientado a objetos. Projeto de arquitetura do sistema. Projeto de dados. Diagramas UML. Interfaces de objetos.


II - Objetivos
Ensinar os alunos os fundamentos do Projeto Orientado a Objetos, bem como os conhecimentos básicos necessários sobre as metodologias e técnicas de projeto utilizadas para o desenvolvimento de sistemas em computador.


III - Conteúdo Programático
1 - Introdução ao projeto orientado a objetos
2 - Tecnologia de apoio ao projeto orientado a objetos
3 - Passando da análise ao projeto
4 - Projetar a arquitetura do sistema
5 - Projeto de dados
6 - Desenvolver os diagramas de colaboração e/ou refinar os modelos de seqüência produzidos na etapa anterior
7 - Diagrama de Máquina de Estados
8 - Estruturação de sistemas em subsistemas e camadas
9 - Diagrama de Pacotes
10 - Desenvolver o modelo de classes de projeto Refinamento do modelo conceitual, incluindo objetos e classes para a solução do problema

IV - Bibliografia Básica
BOOCH, G.; JACOBSON, I.; RUMBAUGH, J. UML - guia do usuário. 2. ed. Rio de Janeiro, Campus, 2006.
BEZERRA, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML: um guia prático para modelagem de sistemas orientados a objetos através da linguagem de modelagem unificada. Rio de Janeiro, Campus.
LARMAN, C. Utilizando UML e Padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao processo unificado. 2. Ed. Porto Alegre. Bookman. 2004.


V - Bibliografia Complementar
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
PRESSMAN, R. S. Engenharia de software. 6. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário