quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Disciplina de Governança de TI - Aula 10.08.11 - Parte II

Governança Corporativa

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:
a) Transparência (disclosure)
b) Eqüidade (fairness)
c) Prestação de Contas (accountability)
d) Cumprimento das Leis (compliance)
e) Ética

PILARES BÁSICOS:
a) PROPRIEDADE
b) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
c) DIRETORIA EXECUTIVA
d) AUDITORIA INDEPENDENTE


ICT = Information & Communication Technologies -

Novo acrônimo para designar a conjunção de tecnologias da Informação e de comunicações.
A adaptação estratégica do termo Governança de ICT foi inspirada na expressão ―Governança Corporativa‖ que foi formulada como um instrumento para proporcionar
transparência dos controles e processos de gestão de negócios aos acionistas e aos governos, principalmente após os escândalos internacionais como os casos Enron, Tyco, Worldcom e Parmalat.


Governança de TI

É um conjunto de práticas e relacionamentos entre Diretorias, Gerentes, Técnicos e usuários de ICT de uma organização, com a finalidade de otimizar a aplicação de recursos, reduzir custos, ampliar o desempenho operacional, alinhar estrategicamente ICT ao negócios, garantir controles efetivos sobre os riscos operacionais, ampliar os processos de segurança e garantir a manutenção de uma arquitetura sólida de ICT que seja ágil e flexível.

Alguns motivos para adoção das práticas de ICT Governance:


– Busca contínua de redução de custos – ROI / TCO;
– Múltiplas alternativas de sistemas de comunicação;
– Larga aplicação dos sistemas ERP, CRM, BI, KM...
– Convergência gradativa de tecnologias;
– Pressões sobre custos e resultados;
– Necessidade de controles e métricas;
– Busca de modelos eficazes de gestão;
– Mudança do perfil e requisitos profissionais do CIO / Gerentes de
IT.

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